XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Se pudesses jogar GoW, Uncharted, Horizon, Demon Souls, Ghost of Tsushima, Spider-Man, Bloodborne, The Last of Us e todos os grandes exclusivos da Sony, numa consola da Microsoft que custasse 50€...garantidamente matavam a Sony.

A Sony não tem a capacidade financeira da Microsoft Gaming, aliás, não fosse essa capacidade financeira da MSG/Xbox neste momento os números fiscais da divisão de gaming eram simplesmente de rir. Não fosse a compra da ABK a Xbox deixava de ser o lado verde do gaming para passar a ser o lado vermelho.

É preciso analisar e verificar que os exclusivos são os que dão a identidade à sua marca.

Xbox perdeu essa identidade e anda a comprar estúdios e fechá-los porque nem assim está a conseguir encontrá-la e ter output constante de jogos 1st party com a qualidade que se exige e em tempos tiveram.

Eu cá prefiro um mercado em que qualquer um dos platform holders pode criar as suas consolas e os seus jogos, e que deixem a qualidade dos mesmo ditar quem é que merece o nosso dinheiro.

Nintendo deu a volta da Wii-U para a Switch com um hw e sw que cativou os consumidores. Não precisaram de gastar quase 80B a comprar estúdios, pois está visto que isso não resolve os problemas todos.

Não estamos em 2005-2013 em que os dois estarolas cavaram um buraco negro por causa se decisões suspeitas/quererem prioritizar install base.

Não confundam trimestres maus(se não se contar com uma compra que era suposto virar as coisas) com a divisão ter a corda no pescoço financeiramente.
 
Última edição:
À excepção do Smart Screen, continuas de certa forma a ter o resto.

Discordo completamente.

Tens uma espécie de monstro do Frankenstein que está muito longe da experiência que se tinha no Windows Phone. Não deixa de meter piada e ser frustrante ver a MS a procurar ter uma coisa que já teve em tempos. Quanto ao resto que referes sobre este tema, é uma consequência natural de estar a usar uma plataforma de terceiros, e disto só se podem queixar deles próprios pois foi o próprio CEO que disse em tempos não entender porque motivo era necessário um terceiro Player no Mobile.

Acho surreal um CEO pensar isto sequer. Qualquer pessoa minimamente atenta sabe bem o papel que o Mobile desempenhava na altura (quanto mais hoje) no quotidiano das pessoas (até foi tema no estado de arte da minha Dissertação de Mestrado). Não deixa de ser irónico que apesar do pequeno Market Share do Windows Phone, abandonar o mesmo "matou" uma data de coisas adicionais. Pelo meio também perdeu a ponte para o consumidor em tecnologias futuras (como o AR e AI - the next big thing virá inevitavelmente da mobilidade e versatilidade trazida pelo Mobile e/ou camada aplicacional do mesmo, espaço onde a MS não tem qualquer poder).

Posto isto, se houve esta visão para com uma peça que ocupava um papel tão fundamental como o Mobile, qual achas que é a visão que esta mesma direção terá para com algo "tão" fútil como o Gaming?!

A Microsoft desde há alguns anos para cá mudou muito e tem deixado cair aos poucos todos os projetos que são mais orientados ao mercado do consumo das massas. O próprio Windows não anda a ter a merecida atenção há anos e os Surface estão ligados às máquinas.

Não é uma visão derrotista da coisa, até porque não há aqui qualquer derrota (a Microsoft vale mais do que nunca valeu), mas basta analisar as coisas como elas são para compreender que a Xbox é um alien no meio das prioridades da Microsoft atual a quem só interessa o Azure e agora a AI.

- Play Anywhere? Com uma única compra ficas com o jogo na consola e no PC através da MS Store/Xbox app. E quem diz PC diz qualquer equipamento que consiga correr Windows, como um PC portátil... Nem a Nintendo nem a PS oferecem algo semelhante;
- Game Pass? Ou as consolas da concorrência disponibilizam o Game Pass? Falas nos serviços da Nintendo e da Sony, mas esqueces-te do Game Pass na Xbox? Sim, o Game Pass não é exclusivo local da consola, também o tens localmente no PC e noutros dispositivos através de xCloud, mas tens jogos presentes no GP para consola que não tens nos outros formatos do GP;
- Developer Mode, onde podes correr emulação, e com uma oferta maior que na concorrência, ainda que de forma não oficial;
Fora outras features que possa não estar a lembrar agora.

E sim, no PC tens tudo e mais alguma coisa, mas sempre foi essa a natureza do PC, ainda mais que agora as marcas de consolas começam a integrar mais o PC nos seus ecossistemas, conceito que a MS já abraçou há anos, logo também não percebo qual a revolta para com a redundância da consola neste aspecto. Para a MS tanto faz se és cliente deles no PC ou na consola. Já para não falar que muita gente não troca a conveniência de uma consola por um PC, mesmo que o PC ofereça o mesmo e ainda mais.

Parece-me que estás a ser bastante redutor, e te estás a deixar guiar pelas emoções.

A questão é que existe um Overlap na oferta da Xbox e do PC em várias coisas. Já agora, estava a focar-me em coisas "exclusivas" de cada uma das plataformas, elementos diferenciadores.

No entanto tocaste aí num ponto que demonstra, mais uma vez, a falta de visão e consequências do abandono do Mobile. Vou por partes:

1) Na questão da emulação, não deixa de meter piada sermos obrigados a ter que ir para um Developer Mode e não usar em Retail. O iOS que é o que sabemos a nível de políticas permite há coisa de 1 mês emuladores, enquanto que o Android sempre o permitiu. A Microsoft em vez de usar isso a seu favor, fechou as portas a esse tipo de aplicações e ainda se meteu a banir pessoal que andava a usar Emuladores (quando estavam disponíveis em Retail). Medo de quê? O Android e iOS têm um MarketShare absurdamente superior à Xbox e no entanto "não querem saber" e não obrigam a SideLoads, Developer Modes ou o que seja. Se Android e iOS podem ter emuladores, a Xbox também pode ter, ponto;

2) O Developer Mode sempre foi uma grande qualidade na Xbox, mas, com a morte do Mobile vai lá ver o que aconteceu aos Developers que trabalham com UWPs (eu era um deles). 99% das Aplicações que tens disponíveis na Xbox (UWPs) são Apps que estavam disponíveis no Windows Phone e por consequência (graças às caracteristicas das UWPs) chegaram à Xbox. Que novas aplicações tens tido a chegar à Xbox por parte de Indie Developers que usam o Developer Mode para desenvolver e testar novas coisas? Não tens porque o UWP morreu e com isso tb morreu uma fonte de valor acrescentado para a Xbox. O Developer Mode só é relevante por causa dos emuladores que por um qualquer motivo não podem estar disponíveis em Retail (mas podem estar na Google Play e na App Store).

A tal mansidão a que estamos habituados por parte da MS. Chateia ver alguém com tantas nozes e sem uma dentição em condições para as poder partir.

P.S: Sou bastante extenso a falar disto aqui, mas não há qualquer correlação com um qualquer lado emotivo. Se a Xbox morrer fico triste pela nostalgia da coisa, mas já perdi coisas bem piores. Apenas irrita e é frustrante ver tantos tiros no pé e tanto potencial desperdiçado por uma falta de visão tremenda.
 
Ou porque trás mais custos, porque iria canibilizar a consola mais cara, porque iria aumentar o custo e tempo da produção dos jogos.

Do que se sabe, a Series S estava a dar lucro na venda de cada consola e a Series X não estava.

A Sony cortou 100€ na versão da consola sem disco. A Series S cortou apenas mais 100€ do que isso, e não tem igualmente disco, tem menos VRam, tem um Chip muito mais pequeno, metade do disco rígido, Etc.

As consolas não são PCs. Não dá para separares o hardware do software, é um sistema fechado, aqui neste caso oferece-ter experiências de jogo. Quando compras uma consola, o seu custo não corresponde ao preço do hardware isolado como num telemóvel ou num GPU, compras é um bilhete para o ecossistema. O ecossistema é onde a Nintendo, Microsoft e a Sony conseguem o retorno do investimento, é só assim que se percebe que estão dispostas a perder dinheiro no início a vender o "bilhete". O "lucro" que possam a vir a ganhar com a venda do bilhete não compensa o investimento nem o retorno que venham a ter com o ecossistema de uma geração.

Só te estou a responder ao facto de dizeres que a Nintendo não tem concorrencia e lança consolas baratas.

Apenas te respondi que lança consolas mais baratas, porque lança consolas muito fracas, e aqui falo da Switch.

Se a Sony ficar sozinha no mercado, também pode lançar consolas baratas, se lançar uma consola muito fraca, que ficará a anos luz de qualquer PC.

O que não duvidem é que se perderem a concorrência, vão esmifrar o preço da consola ao máximo e pelo meio ainda ganham mais compradores, pois existe menos uma consola.

Mas cada um é livre de acreditar no que quiser.
 
se lançar uma consola muito fraca, que ficará a anos luz de qualquer PC.

O segmento das consolas é diferente do PC. Aliás, a própria Sony começou a lançar os seus exclusivos no PC, pelo que me parece seguro dizer que não vê o PC como competição.

O que não duvidem é que se perderem a concorrência, vão esmifrar o preço da consola ao máximo e pelo meio ainda ganham mais compradores, pois existe menos uma consola. Mas cada um é livre de acreditar no que quiser.

Vamos concordar em discordar, acho que tens uma visão muito focada no PC/hardware/GPU, que não acho que sirva para caracterizar o mercado das consolas. Lembro-me que em 2020 criou-se a narrativa que a Sony entrou em pânico quando a XSX apresentou uma consola que era mais potente (+2Tlopes!!!) e que ia arrasar a PS nesta geração.

É óbvio que a XBox não vai desaparecer de uma dia para outro, mas é inevitável acabarem com a pretensão de exclusividade para a XBox. A Microsoft Gaming vai estar em todas as máquinas: telemóveis, consolas, handhelds, smart TVs e PCs.
 
Última edição:
O segmento das consolas é diferente do PC. Aliás, a própria Sony começou a lançar os seus exclusivos no PC, pelo que me parece seguro dizer que não vê o PC como competição.

O problema não é esse. É que se a diferença entre o PC e a consola for muito grande (maior do que é agora), vais ter na consola jogos a 30fps com a resolução o mais baixo possível.

Se já assim é o que é, imagina se começam a lançar consolas fracas, só para não puxar o valor muito lá para cima.

Vamos concordar em discordar, acho que tens uma visão muito focada no PC/hardware/GPU, que não acho que sirva para caracterizar o mercado das consolas. Lembro-me que em 2020 criou-se a narrativa que a Sony entrou em pânico quando a XSX apresentou uma consola que era mais potente (+2Tlopes!!!) e que ia arrasar a PS nesta geração. E já se viu o resultado.

Onde falei em sucesso ou não sucesso? O que falei é que se não houver concorrência, os preços sobem. Não queres acreditar nisso, estás no teu direito, depois não fiques é surpreendido.
 
O problema não é esse. É que se a diferença entre o PC e a consola for muito grande (maior do que é agora), vais ter na consola jogos a 30fps com a resolução o mais baixo possível.
Os jogos multiplataforma são produzidos de base para as consolas e depois portado para pc muitas vezes por outros developers, e isso de o jogos correrem a 30fps sempre foi a realidade das consolas, vão sempre preferir aumentar a qualidade visual e efeitos em deterioramento dos fps. As consolas quando saíram já estavam ultrapassadas face ao hardware dos pc.
 
Continuem a achar que Fevereiro não foi nada...

A MS tem feito erros atrás de erros, e continua a não fazer coisas que devia fazer e o pessoal continua a desvalorizar, o resultado está a vista de todos.

- por exclusivos na concorrência
- Não fazer publicidade em condições ao gamepass
- não fazer publicidade aos seus exclusivos ( Hellblade 2 vai ser lançado sem qq alarido)
- Não fazer localização dos jogos
- não fazer publicidade em todos os mercados periféricos (basicamente tudo menos UK e USA)
 
Back
Topo