Máquina Fotográfica Nova

carlosmendes7

Power Member
Boa tarde a todos
Pretendo comprar uma máquina Fotográfica para registar momentos agora que nasceu um filhote.
Também aproveito e já agora queria comprar uma coisa que desse para vários tipos de fotos, retrato, paisagem. Eu sei que é difícil mas algo que se aproxime do que pretendo e que me permita também evoluir e aprender sobre fotografia que é uma área que me dá bastante interesse.

  1. O QUE:
    Máquina e lente
  2. POR QUANTO: Até 1000€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Retratos, paisagens, etc
  4. PARA USAR ONDE: exterior e interior tanto de dia como de noite
  5. COMO ÉS: aficionado
  6. JÁ TENS: Não tenho nada.
  7. ONDE COMPRAR: Online
Tinha alguma urgência na compra visto que vou de férias e aproveitava já para começar a fotografar.
 
Já alguma vez fizeste fotografia? Tens conhecimentos? Estás disposto a andar com a máquina atrás? Queres algo compacto ou queres uma máquina que permita trocar de lentes e investires mesmo no hobbby?

Já aqui dissemos muitas vezes, para a maior parte das pessoas a melhor máquina é um bom telemóvel. Sob risco de comprares uma máquina XPTO e depois chegares à conclusão que afinal tiras melhores fotografias com o telemóvel.
 
Sim já fiz fotografia, já tenho alguns conhecimentos básicos e apesar do telemóvel tirar boas fotos, uma máquina é uma máquina.
O objetivo é mesmo evoluir na fotografia e progredir no hobby. A longo prazo experimentar diferentes tipos de foto, diferentes lentes.
 
Bom, se realmente o interesse é sério...

Se já tiveres algumas noções de aspectos técnicos como crop factor, distâncias focais e aberturas, vê dentro de Canon RF, Sony, Nikon e Fuji qual é a marca que te dá as objectivas que mais te atraem e pelo preço mais baixo. Sugiro que vejas 24mm, 35mm, 50mm, uma zoom tipo 16-50, 18-55, 17-70 ou coisa assim parecida, e outra tipo 55-200, 55-250, 50-140, 70-180.

(dica: dificilmente será a Canon)

Depois disso, escolhe o corpo mais barato em que te agrade pegar.

Esquece o resto. As specs não importam. A tua primeira câmara não será a última, pelo que não vale a pena ir atrás da "cena espectacular", o que importa é encontrar o melhor negócio para entrar no sistema, e depois começar a montá-lo.

Qualquer "cena espectacular" que compres vai ter o mesmo fim do que a cena barata, porque essa câmara servirá apenas para aprender umas coisas fundamentais até vir a próxima, e isso vai acontecer em menos de dois anos, porque vais esbarrar em limitações dela e, quando isso acontecer, conseguirás perceber qual o melhor modelo a adquirir, porque já terás experiência.

PS: vais acabar com uma Sony ou Fuji. Recomendo uma Sony nos usados, acima de a6000.
 
Sim já fiz fotografia, já tenho alguns conhecimentos básicos e apesar do telemóvel tirar boas fotos, uma máquina é uma máquina.
O objetivo é mesmo evoluir na fotografia e progredir no hobby. A longo prazo experimentar diferentes tipos de foto, diferentes lentes.
Segue o que o @m4ndr4ke disse e compra um kit básico e usado. Se estás com pressa vê Amazon por exemplo.
Quase nenhum aficionado faz todo o tipo de fotos, ou pelo menos não monta o kit a pensar nisso. A título de exemplo, eu e ele temos +- o mesmo investido e os kits são totalmente diferentes (até nas marcas), para propósitos totalmente diferentes também.
 
Segue o que o @m4ndr4ke disse e compra um kit básico e usado. Se estás com pressa vê Amazon por exemplo.
Quase nenhum aficionado faz todo o tipo de fotos, ou pelo menos não monta o kit a pensar nisso. A título de exemplo, eu e ele temos +- o mesmo investido e os kits são totalmente diferentes (até nas marcas), para propósitos totalmente diferentes também.
exato... não sei se estás a ler isto no smartphone ou no PC - se for no PC consegues ver as assinaturas: compara o quão diferentes são os nossos setups (meu, do Rui e do m4ndr4ke.)
 
Desde já obrigado pela ajuda.
Estou a ler no telemóvel mas mais logo já pego no pc e vou analisar isso que me falam. Eu por acaso sempre fui mais inclinado para Nikon, não sei porquê mas sempre foi a marca que mais me chamou a atenção na globalidade.
 
As DSLR estão fora de questão?
Tenho um amigo que quer vender uma NIKON D5600 com lente kit 18-55 por 400€.
Acham que dá para ir brincando ou neste momento não vale pena investir em DSLR?
 
As DSLR estão fora de questão?
Tenho um amigo que quer vender uma NIKON D5600 com lente kit 18-55 por 400€.
Acham que dá para ir brincando ou neste momento não vale pena investir em DSLR?
DSLR só justifica em duas situações:
1) valor muito baixo
2) não vais investir em mais vidro
3) para "rebentar" em trabalho com milhares de fotos (por causa do ponto 1)

Não há fórmulas mágicas e ninguém te vai saber dizer o que é melhor para ti numa fase inicial. Mesmo mais tarde, mesmo sabendo bem o que queres fotografar, há soluções diferentes para a mesma coisa. Os fotojornalistas não usam todos a mesma coisa, os fotógrafos comerciais também não, nem os de desporto, etc etc, e não é porque uns estão certos e outros errados.

Eu: Sony A7rIII | Sony 24-105 F4 G | Sony 35 1.8 | Zeiss Sonnar 55 1.8 | Sony 90 2.8 G Macro | Sony 135 1.8 GM
@m4ndr4ke : Canon EOS R6 + RF 16MM F/2.8 + RF 35MM F/1.8 + EF 24-70 F/2.8 L II + SIGMA 28MM F/1.4 ART + 50MM F/1.4 ART + TAMRON 70-200 F/2.8 G2
@miguelbarroso : Sony A7 III & A6000 | 20/1.8 | 45/1.8 | 16-50/3.5-5.6| 24-70/4.0 | 70-180/2.8

Um quase só tem primes e um zoom que praticamente cobre a mesma range, o outro tem dois dos zooms principais mas depois primes mais wide até repete focais, o terceiro tem a "trinity" dos zooms (um wide, um standard e um tele) só com duas primes mas anda com dois corpos.

Em mirrorless, é mais fácil começar, depois ir investindo em lentes e mais tarde se calhar trocas de corpo, tudo dentro do mesmo sistema e sem perder muito dinheiro. Por exemplo, a Sony por ser das mais antigas em mirrorless, é uma marca que te permite tanto encontrar corpos no OLX a 300 paus, como corpos profissionais >5000€ e encontras uma boa oferta de lentes a bons preços. Canon pode custar mais inicialmente, mas permite adaptar lentes de DSLR e está a investir numa gama de lentes mais baixa/barata do que a Sony, apesar de também ter oferta de topo.
 
A minha questão de comprar usado é saber realmente o estado em que se encontra.
Já tive alguns dissabores com pessoas que “aldrabam” o estado do que vendem.
 
Tenho um amigo que quer vender uma NIKON D5600 com lente kit 18-55 por 400€.
Quer, mas não vai…:biglaugh:


E não, esquece DSLR. Só mesmo ao desbarato, porque todo o dinheiro que metas nisso é dinheiro que não vai no sentido de montares um kit com futuro, com a agravante de não poderes comprar, para lá usar, o material que de facto tem futuro.

Nada contra Nikon, desde que seja Z. Aliás, a Nikon já está com um conjunto de objectivas bem interessante (provavelmente mais completo do que o Canon RF), e já começa a ter alternativas mais acessíveis, provenientes da Sigma e da Tamron, coisa que na Canon…nem vê-las.

Os corpos Nikon não estão tão evoluídos, sobretudo em termos de focagem, como os Canon e Sony, mas um corpo é algo muito mais fácil de substituir do que um conjunto de objectivas para DSLR, que daqui a uns anos terias que vender ao desbarato, perdendo dinheiro.

Só digo que provavelmente acabarias com uma Sony nas mãos porque, de momento é, de longe, a marca com mais oferta de objectivas mirrorless.
 
A minha questão de comprar usado é saber realmente o estado em que se encontra.
Já tive alguns dissabores com pessoas que “aldrabam” o estado do que vendem.
Daí sugerir Amazon, os usados deles muitas vezes são produtos de caixas abertas que foram devolvidos ou então usados mas em bom estado, com garantia e até possibilidade de devolução. Claro que não compensa tanto como usados do OLX.
 
tenho uma d600, ja tive 3200, 60, etc
experimentei recentemente uma sony A7 III e jasus...
aquele sistema de focus é uma cena assim de outro mundo.
ate tira a piada de tirar fotos de tão facil que é focar.

dito isto, nao vou trocar a d600 pq tenho muito investido em lentes e pq para mudar teria que gastar um dinheirão

e há coisas ,como fotos de paisagem, que duvido que viria a ganhar alguma coisa

noto sim que a evolução é muito em relação a focagem

dito isto, tb optaria por mirrorless, mas sabendo sempre que gastaria mais vs dslr,
se a ideia é nao gastar tanto, há dslr's muito capazes

para comprar podes ver tb na *****
 
Dificilmente iria para uma DSLR no teu caso, como o descreves, mas qualquer maquina dos ultimos 6-8 anos tira grandes fotos, seja dslr ou mirrorless.

Eu ficaria apenas com uma x100v para registar todos os momentos da criança, está fora do teu orçamento, por isso talvez uma sony a6300 e acima ou nikon Z50, ambas aps-c, mas uma coisa se diz e com razão, a melhor maquina fotografica é que temos conosco.


De momento tenho apenas material Fujifilm, uma xt-4 e umas 7 Objectivas para varias distancias ou objectivos, mas já tenho alguma experiencia na fotografia, olhando para trás, mais uma dezena de maquinas e largas dezenas de objectivas.

Sony A7III, A7II, Nikon D800E, D7000, D90, D80, Canon 5D, 5dII, 6D, Fuji xt1, xe1, x100T, X100V, e algumas de filme como rolleiflex, rolleicord, bronica sqa, nikon fm2, voigtlanders, olympus...

Tanto levei uma Nikon d800e para o Grand Canyon como uma Fuji Xe-1 para Chernobyl e nunca foram as maquinas que me limitaram os resultados, mas sim o operador.

recomendaria algo pratico como:
sony A6300 para cima com 1 objectiva kit zoom e depois uma objectiva prime tipo a Viltrox 13mm 1.4
Nikon Z50 com 1 objectiva kit zoom e depois uma objectiva prime tipo a Viltrox 13mm 1.4
Fuji x-s10 com 1 objectiva kit zoom tipo a 18-55 e depois......
não recomendo canon pois é um sistema demasiado fechado a outras marcas de objectivas e o que ha em APS ainda é pouco de momento na minha opiniao, mas a ser seria uma R10

Se perguntasses ha 2 anos teria recomendado uma x100v, pois é uma maquina que temos um enorme prazer em manusear, em usar, e pelo tamanho, anda quase sempre connosco, nao é intrusiva e incomodativa, e as melhores fotos que ja vi e tirei de bebes e crianças são aquelas que são no momento, que apanha o sujeito sem que esteja á espera da fotografia.
infelizmente virou uma maquina de culto tiktok e em vez dos preços baixarem, aumentam.

ps: adiciono o endereço do meu instagram, apesar de não ter praticamente fotos de pessoas, essas ficam mais privadas -> https://www.instagram.com/paulo.maxim/

cumps e boas 📸
 
Eu: Sony A7rIII | Sony 24-105 F4 G | Sony 35 1.8 | Zeiss Sonnar 55 1.8 | Sony 90 2.8 G Macro | Sony 135 1.8 GM
@m4ndr4ke : Canon EOS R6 + RF 16MM F/2.8 + RF 35MM F/1.8 + EF 24-70 F/2.8 L II + SIGMA 28MM F/1.4 ART + 50MM F/1.4 ART + TAMRON 70-200 F/2.8 G2
@miguelbarroso : Sony A7 III & A6000 | 20/1.8 | 45/1.8 | 16-50/3.5-5.6| 24-70/4.0 | 70-180/2.8

Um quase só tem primes e um zoom que praticamente cobre a mesma range, o outro tem dois dos zooms principais mas depois primes mais wide até repete focais, o terceiro tem a "trinity" dos zooms (um wide, um standard e um tele) só com duas primes mas anda com dois corpos.
Só uma correção: não tenho a "trinity" dos zooms. a 16-50 é APS-C e "sobrepõe-se" à 24-70. E porquê esta sobreposição? A A6000 serve em duas situações distintas: como 2ª camera em conjunto com a A7III, ou sozinha como camera de bolso. Para esta 2ª situação, uso com a 16-50 que é super compacta, ou por vezes com a 45/1.8, depende do contexto.

Quando uso as duas, por vezes uso a A7III com a 24-70 e a A6000 com a 70-180 para ter um pouco de mais "reach", já que os 180 passam a 270mm (equivalente) - quando por exemplo fofografo os jogos de Rugby do meu filho (durante o dia). Mas outras vezes uso a A7III com a 70-180 para fazer fotografia e a A6000 com a 16-50 para filmar - por exemplo, nos espetáculos de dança da minha mulher (com pouca luz).
 
yah, não reparei que era 50 e não 35. Mas é mais ou menos o mesmo uso que dou à 24-105, simplesmente em APS vs FF (embora para vídeo eu ponha a A7R em super35 e use como uma 35-155+-).

Lá está, diferentes soluções para coisas idênticas, ou soluções parecidas para coisas totalmente diferentes. Tudo é possível. :D
 
Back
Topo