Máquina Fotográfica (500-700€)

MadWorldPT

Power Member
Bom dia,

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina + Lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    500-700€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos e paisagens.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual (noob)
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Não tenho nada
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
    Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Tanto faz.
Bem, já tive algumas máquinas em mãos mas recentemente estive a mexer um bocado numa canon 250D e gostei bastante das fotografias. Não queria investir mais de 500 a 700 euros porque é para algo muito casual e de uso esporádico. Só para tirar algumas fotografias a pessoas e paisagens.

Que acham da Canon 250D? Como há possibilidade de querer filmar, baixo orçamento e não faço grande intenção de ser um grande fotógrafo acho que optaria por DSLR.

Obrigado.
 
Neste momento não aconselho ninguém a comprar uma DSLR nova. O preço dos usados está tão baixo, que para teres ideia comprei há umas semanas uma Nikon D5500 com lente, duas baterias e bolsa por 250€ - tudo em estado impecável, com pouco uso.

Com esse valor (ou menos) considera comprar usada.
 
DSLR está morto, esquece esse caminho…essas câmaras nem deviam estar à venda. Inclusive já foi descontinuada uma quantidade significativa de objectivas para esse sistema, e que já nem está à venda.

Nem EF, nem EF-M, os dois são para esquecer.

É olhar para tudo o que seja R, ou então para mirrorless noutra marca.

Em Canon mirrorless a proposta de entrada é a R50, que é novíssima e ainda está a preços de lançamento. Suponho que no espaço de um ano ela vá baixar qualquer coisa entre 100 e 200€, poderá ser uma boa opção dentro de alguns meses.
 
Última edição:
Obrigado pelo feedback a ambos. Andei a ver usadas e tenho a possibilidade de comprar a 250D com a lente de kit por 400€ practicamente nova. Acham que mesmo a este preço é mau negócio?
Se fosse para mirrorless, qual recomendariam? a r50 já foge um bocado do orçamento. A M50 Mark II não vale a pena?
 
A R50 será um bom negócio dentro de alguns meses.
Fora essa, eu recomendaria outra marca.

M50 é EF-M, isso está ainda mais morto do que as DSLR, já descontinuaram todas as câmaras excepto a M50 II, que mesmo assim já foi descontinuada num ou dois países. Além disso, EF-M tem menos mercado de usados.

Quanto à 250D, eu também não comprava. Montar sistema de raíz em EF, agora…o meu conselho é que apenas seja feito em dois cenários: ou ao desbarato, ou então com a certeza que é para facturar e depois passar para melhor.

Se meteres 200€ num corpo com uma 18-55 não é grande prejuízo. Dá para tirar as mesmas fotos e aprender, até passares para uma coisa melhor.
 
A R50 será um bom negócio dentro de alguns meses.
Fora essa, eu recomendaria outra marca.

M50 é EF-M, isso está ainda mais morto do que as DSLR, já descontinuaram todas as câmaras excepto a M50 II, que mesmo assim já foi descontinuada num ou dois países. Além disso, EF-M tem menos mercado de usados.

Quanto à 250D, eu também não comprava. Montar sistema de raíz em EF, agora…o meu conselho é que apenas seja feito em dois cenários: ou ao desbarato, ou então com a certeza que é para facturar e depois passar para melhor.

Se meteres 200€ num corpo com uma 18-55 não é grande prejuízo. Dá para tirar as mesmas fotos e aprender, até passares para uma coisa melhor.

Que máquinas recomendarias de outras marcas?
 
Bem, já tive algumas máquinas em mãos mas recentemente estive a mexer um bocado numa canon 250D e gostei bastante das fotografias. Não queria investir mais de 500 a 700 euros porque é para algo muito casual e de uso esporádico. Só para tirar algumas fotografias a pessoas e paisagens.

Sendo para algo muito casual e esporádico, para quê uma DSLR logo para começar? É que em termos de escala estás a ir para o mais inconveniente possível, o que certamente irá transformar esse "esporádico" num "nunca".

Até te dizia para olhares para uma Sony ZV1. É uma das melhores opções do mercado para vlogging, mas não deixa de ser uma boa compacta para fotografia. É pequena, leve, com LCD articulado, com uma lente equivalente a 24-70 e relativamente luminosa. Além disso, bem comprada, encaixa dentro do teu orçamento.
A equivalente de fotografia é a série RX100, mas as V acho que têm andado muito mais caras se não me engano (apesar de mais antigas até, mas a base eletrónica acho que é igual). E a partir da VI até tens uma lente equivalente a 200mm, o que pode dar jeito. Mas já anda nos 950€.

A ZV-E10 é parecida ou então a A6100. Custam um pouco mais, com um sensor maior/melhor e uma lente que não é fantástica, mas é permutável por isso se realmente tomares o gosto não estás num sistema morto ou fechado. Não são as câmaras mais modernas, mas ao lado de uma 250D com lente de kit, upa upa. E da minha experiência, no sistema Sony é fácil encontrar lentes acessíveis (há descontos e cashbacks com regularidade).

Eu falei do sistema Sony porque tem oferta em tudo. Mas também tens boas compactas avançadas da Canon, se não quiseres saltar para a R50. Tal como tens algumas mirroless interessantes da Fujifilm em preços mais acessíveis.

Na tua posição, para uso casual/esporádico, sem dúvida que optaria por uma boa compacta. Jamais uma DSLR (tanto que despachei a minha assim que deixei de trabalhar na área).
 
Se é para começar, compra uma DSLR barata nos usados (tens o exemplo de cima de um user que comprou uma D5500 por 250€). Ou até uma mirrorless, às vezes aparecem negócios porreiros nas Fuji e nas Sony (pessoalmente não gosto da série A6xxx da Sony, parecem brinquedos).
Uma Canon R50 kit nova, vai para os 1000€. Se quiseres mesmo algo novo, tens a Nikon Z50 com a lente kit 16-50 a 800€ em loja nacional.

De notar que, se ganhares o gosto pela coisa, as lentes mirrorless são bastante mais caras. Se optares por uma DSLR usada, consegues arranjar lentes ao desbarato.
 
Última edição:
Se é para começar, compra uma DSLR barata nos usados (tens o exemplo de cima de um user que comprou uma D5500 por 250€). Ou até uma mirrorless, às vezes aparecem negócios porreiros nas Fuji e nas Sony (pessoalmente não gosto da série A6xxx da Sony, parecem brinquedos).
Uma Canon R50 kit nova, vai para os 1000€. Se quiseres mesmo algo novo, tens a Nikon Z50 com a lente kit 16-50 a 800€ em loja nacional.

De notar que, se ganhares o gosto pela coisa, as lentes mirrorless são bastante mais caras. Se optares por uma DSLR usada, consegues arranjar lentes ao desbarato.
Onde procuram os usados?
 
Back
Topo