Interruptores Tuya + fita led

afasdrak

Power Member
Boa noite,

Neste momento quando entro no quarto tenho só um interruptor para ligar a luz do teto. Tudo tradicional.

O que quero fazer é colocar um fita led na cama e ter 3 interruptores (pilhas etc) diferentes para desligar e ligar a fita.
Um interruptor ficava na entrada do quarto e os outros ficavam em cada mesinha de cabeceira.

O objetivo é quando vamos dormir não ligarmos a luz de cima mas o led e também cada um de nós na mesinha de cabeceira poder ligar ou desligar para assim eliminar mos os candeeiros pequenos.

Isto no ecossistema tuya. Em princípio irei comprar o hub para ligar tudo lá.

Isto é possível?
 
Boa noite,
Sim @afasdrak,

Claro que é possível, aqui fica um (dos muitos) exemplos de uma hipotética solução, em que todos os componentes funcionam no ecossistema Tuya/Smartlife e no protocolo Zigbee:

- 1 Tuya/Smartlife BLE Zigbee WIFI Multimode Hub
- 1 Interruptor de parede Zigbee
- 2 Interruptores de cabeceira Zigbee multi-funções
- 1 Tomada de parede Zigbee para o transformador da fita Led

Escolhendo o protocolo Zigbee, normalmente os componentes são um pouco mais caros que os homólogos Wifi, mas as pilhas/baterias duram muito mais tempo, e não há utilização adicional de um IP do router por componente.

É importante que o Hub seja multimode, para evitar a posteriormente compra de outro, por falta de algum protocolo no mesmo.

Os interruptores de cabeceira aqui escolhidos com 4 botões, permitem 12 automações cada (abuso!?), (há interruptores de 3 automações com 1 só botão)

O Ecosistema Tuya/Smartlife é híper versátil, expansível, e maduro, tem centenas, senão milhares de fabricantes a produzir o mesmo, temos muita liberdade de escolha, e preços cada vez mais acessíveis.

É também importante lembrar que a Tuya foi das primeiras a aderir à Connectivity Standards Alliance (Matter)

Parabéns pela escolha acertada (IMHO)
 
Obrigado pela rápida resposta.

Tenho várias questões.
Qual a duração média das pilhas?
É possível pôr os interruptores atuar todos inversamente? Vou tentar explicar. Imaginando que que ligo a fita led num interruptor, é possível desligar noutro sem ser o mesmo? E depois voltar a ligar noutro diferente?

Obrigado
 
Tenho cerca de 15 dispositivos Tuya actualmente, e usam varios tipos de pilhas diferentes como CR2032, CR2450 ou AAA, em nenhuma circustancia as pilhas duraram-me menos de 6 meses, normalmente duram 1 ano ou até mais, mas não tenho uma ideia muito precisa da duração exacta para cada dispositivo, no caso das AAA comprei um pack de pilhas recarregaveis da Amazon que servem também para os telecomandos ratos etc.
Mas tento sempre tem um stock mínimo de pilhas de lítio, tipo 3 a 5.

O comando ligar ou desligar determinado dispositivo (no teu caso a tira de led), pode vir de muitas maneiras, (que me lembre):
- pode ser programado por calendário dias de semana e horas
- pode ser programado com o nascer ou por do sol
- pode ser programado com proximidade ou afastamento de um telemóvel (coordenada GPS no mapa na app)
- pode ser ligado ou desligado por um detector de presença
- pode ser ligado ou desligado por um interruptor ou mais
- pode ser ligado ou desligado por assistente de voz amazon alexa ou google home ou ambos
- pode ser ligado ou desligado por um sensor de inundação
- pode ser ligado ou desligado por um sensor de temperatura ou humidade
- pode ser ligado ou desligado por um sensor de dióxido de carbono
- pode ser ligado ou desligado por uma central de alarmes

No meu caso até já fui vitima de um ataque terrorista por parte da minha filha, que a 200 kms de distância decidiu atravez da app acender, apagar, e trocar a cores todas das luzes de casa, para reafirmar a sua existência.

Os exemplos são patéticos, mas servem apenas, para mostrar a versatilidade do sistema, ou seja tudo pode activar tudo, nós é que definimos as regras na app.

Vale a pena fazer download da App e explorar o que ela tem, para se ter uma ideia.
Ser Smartlife ou Tuya tanto faz, ambas fazem o mesmo, e só muda o logótipo
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tuya.smart
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tuya.smartlife
 
Ok esclarecido amigo.
A minha dúvida era mesmo se podia ligar a fita num interruptor e depois desligar noutro diferente mas, se dá espetáculo.

Aproveito para perguntar se existe alguma lâmpada tuya a pilhas para conseguir montar num candeeiro mas que não tem acesso a rede eléctrica.
 
Olá.

No meu caso em particular, quis gastar o menos possível e fazer uma instalação o mais prática possível, sem adquirir mais equipamentos do que aqueles que realmente precisava.

O que fiz foi o seguinte:

Na luz de teto, tenho uma luz completamente normal, que se liga/desliga através do interruptor convencional de parede. Esta luz, praticamente nunca a utilizo, a não ser numa ou outra situação em que preciso mesmo de uma luz muito forte.

Depois, tenho uma fita led á volta da cama e cabeceira, que é controlada por wi-fi. Nas mesas de cabeceira, tenho também dois pequenos candeeiros, ambos com lâmpadas inteligentes, controladas também por wi-fi.
Ambas estão automatizadas para ligar e desligar na hora que eu quero. Normalmente, ligam um pouco antes da hora em que nos vamos deitar e desligam por volta da meia noite e meia. Como é luz ambiente (dão para controlar intensidade), não incomodam nada.

Quando quero ligar/desligar as luzes fora do período de automação, acedo à aplicação no telemóvel, onde já tenho um botão configurado para ligar a luz "A" ou a luz "B", sendo que o mesmo acontece para a função desligar.
Por cima da cabeceira da cama, tenho um telefone antigo, que tem o ecrã sempre ligado, onde já tem também estes botões sempre presentes no ecrã.
Não é um interruptor de cabeira "tradicional", mas faz o mesmo efeito.

Cumprimentos.
 
Back
Topo