home server, o que adquirir?

manelvc

Power Member
Bom dia pessoal.

Ainda pensei em colocar este tópico na parte do Hardware, mas como é especifico para home-server/domótica se calhar faz mais sentido aqui.

Estou a pensar adquirir um miniPC para ter um pequeno servidor com por exemplo: HomeAssistant, PLEX, frigate, etc

ando a ver entre um dos USFF com I5 de geração antiga mas apareceu nos últimos tempos as maquinas com o intel N95/N100 a preços interessantes.

ou seja a opção seria entre os mini PC HP/Lenovo com os I5-6400, 7500T etc ou entre os novos N95.
do que eu estive a ver a nível de performance serão idênticos, com vantagem no menor consumo dos N95 e maior largura de banda de memoria. porem normalmente neste últimos a capacidade de upgrade não parece tão boa e tem mais stress com o thermal throttling.
o 7500t e o N95 já parecem melhor preparados para fazer o transcoding de videos.

O objetivo é menos de 150€


alguém tem estes sistemas?
opiniões?
 
Eu andava fisgado para comprar um Beelink S12 Pro com um N100 e 16GB de RAM, mas anda por volta dos 200€.

Vou estar atento a este tópico, pois também ando a pensar comprar algo do género. Neste momento uso um RPi 4 (8GB).
 
Última edição:
Back
Topo