Domótica "Low Cost" (e não só...)

Comprei uma lâmpada Wiz RGB (GU10) para experimentar. Mas emite um zumbido constante, que se nota bastante acima dos 4000k. Alguém teve o mesmo problema? O interruptor é normal. Só liga/desliga
 
Boa tarde


Estou a trocar uns candeeiros de parede e aparentemente tenho temas de terra porque sendo de Led mesmo desligado continua com uma luz muito tênue Se o coloco preso na parede acusa o contato, se lhe toco com as mãos acusa o contato mesmo com o disjuntor desligado

Como vão ser utilizados na cabeceira da cama e não tem interruptor, excepto o da parede irei colocar um Shelly normal ou mini mas mesmo assim não sei se dará

Estou também a pensar em colocar uma resistência entre o L e N que devido à impedância do Led evite está situação

Alguém passou por algo assim
 
Bom dia.

Estava a tentar ligar um Shelly Plus 2PM num estore mas ao abrir a tomada reparei que a mesma tem mais 1 fio que o que normalmente aparece nos vídeos de instalação.
No vídeo do Gabriel DIY por exemplo tem o fio para subir o estore, outro para descer e o da alimentação.
No meu caso a alimentação "L" tem 2 fios ligados.

Como é que posso ligar o Shelly aqui?

 
Bom dia.

Estava a tentar ligar um Shelly Plus 2PM num estore mas ao abrir a tomada reparei que a mesma tem mais 1 fio que o que normalmente aparece nos vídeos de instalação.
No vídeo do Gabriel DIY por exemplo tem o fio para subir o estore, outro para descer e o da alimentação.
No meu caso a alimentação "L" tem 2 fios ligados.

Como é que posso ligar o Shelly aqui?

Olá bom dia,

Isso penso que é apenas porque essa alimentação está em série e isso está a fazer de ligador apenas
 
Sabem se Shelly tem alguma limitação de canal ou incompatibilidade com banda 20/40Mhz?
Tenho alguns que insistem em não "ver" uma rede (2o router) que criei, com nome simples, visível e apesar de bom sinal Wi-Fi.
 
Última edição:
Bom dia.

Estava a tentar ligar um Shelly Plus 2PM num estore mas ao abrir a tomada reparei que a mesma tem mais 1 fio que o que normalmente aparece nos vídeos de instalação.
No vídeo do Gabriel DIY por exemplo tem o fio para subir o estore, outro para descer e o da alimentação.
No meu caso a alimentação "L" tem 2 fios ligados.

Como é que posso ligar o Shelly aqui?

O estore tem outro interruptor para além desse? Poderá esse ser um "de escada"? Não percebo muito disto, só me lembrei dessa possibilidade
 
Bom dia.

Estava a tentar ligar um Shelly Plus 2PM num estore mas ao abrir a tomada reparei que a mesma tem mais 1 fio que o que normalmente aparece nos vídeos de instalação.
No vídeo do Gabriel DIY por exemplo tem o fio para subir o estore, outro para descer e o da alimentação.
No meu caso a alimentação "L" tem 2 fios ligados.

Como é que posso ligar o Shelly aqui?

O eletricista usou esse interruptor como ligador: a fase chega a esse interruptor e segue para outro.

A solução será arranjares um ligador para as fases ou usas o Shelly como ligador. Julgo que os shelly para persianas têm todos duas entradas de fase.
 
Obrigado @carlossantos e @IGOOOO deveria ser mesmo isso mas como nunca tinha visto assim fiquei na dúvida.

O eletricista usou esse interruptor como ligador: a fase chega a esse interruptor e segue para outro.

A solução será arranjares um ligador para as fases ou usas o Shelly como ligador. Julgo que os shelly para persianas têm todos duas entradas de fase.

Eu fiz de forma diferente. "Ignorei" o 2º fio que lá estava e fiz as ligações ao shelly como o normal.
Ou seja o 1º fio da fase passei para o shelly e do shelly liguei ao interruptor. O 2º fio deixei no interruptor como estava.
Está tudo a funcionar, pode é não ser a melhor forma de ligar.

Ainda tentei descobrir mas não sei para onde vai ou de onde vem esse 2º fio mas como os estores estão todos ligados ao mesmo disjuntor no quadro electrico imagino que a ligação passe de uns estores para os outros.

O problema que tive foi mesmo conseguir colocar tudo dentro do buraco outra vez. Provavelmente usei fio muito grosso e pouco maleavel.
 
@Casteloes usaste o Shelly como ligador portanto 😁
Aqui em casa senti a mesma dificuldade em colocar os Shellys dentro das caixas, não és só tu 😅
Ou não percebi bem o que querias dizer ou então não :-D .
O Shelly foi ligado normalmente o interruptor é que continua a fazer de ligador entre o fio que vem do Shelly e o outro que vai não sei para onde.

Quanto à dificuldade sim, imagino que não seja o unico, mas se tivesse usado fios mais fios e maleaveis, como os que já lá estavam, ia ser muito mais simples.
 
Boas pessoal, recomendam algum tutorial/video para quem está a construir uma casa nova? Gostava de fazer as coisas direitinhas…

Onde estou a viver, tenho philips hue, eu uso muito o HomeKit e gostava da nova casa, continuar a usar, mas não tenho muitas “luzes” neste mundo.
Obrigado
 
Tambem ando nesse universo de procurar soluçoes de domotica e a nivel de luzes para já vou preferir por interruptores inteligentes. Depois logo vejo se sigo para as lampadas em si
 
Eu como uso iPhone, estava a pensar adquirir o Homey pro! Alguém usa e recomenda?

Eu gostava mesmo de arrancar bem com a casa nova, no que toca a domótica, mas não existe muito conhecimento, os eletricistas não entram muito nesses jogos! 🤣
 
Passei pelo mesmo, mas é algo que podes alinhar com o eletricista e com custos baixos.
Investe em tubagem livre entre caixas, quadros eletricos, exteriror da moradia(se aplicavel), isso é o suficiente para o futuro.

Tenta que o eletricista use o minimo de tubagem de passagem, ou seja, quadro ao ponto A->B->C.....

Pensa em usar bastidor e convergir todo a rede para la, com ligações ao exterior adicionais.


Eu na moradia que construi, não tenho muita domotica para já, mas antecipei a possbilidade de facilmente instalar o que for necessario.
A moradia tem 3 pisos e 4 quadros eletricos, com tubagem livre entre eles, até ao exterior.
Telhado->Quadro1->Quadro2->quadro3->quadro4->exterior terreo, isto para eletricidade(O quadro2 tambem tem ligação ao exterior)


Para Ited, o cenario é parecido, cada piso converge para uma caixa nesse piso, existe ligação entre caixas e bastidor , e tambem para o exterior(telhado e terreo).
As caixas para a rede são todas apenas de passagem.

Tetos falsos tambem ajudam bastante a qualquer implementação que queiras fazer.

Não me parece que seja preciso muito mais que isto.


Um aparte no escritorio tenho tubagem ao exterior para um sistema de WC do pc que ainda não montei :-D
 
Mais ideias:

- quadro principal nas costas de zona técnica/casa das máquinas
- se for moradia térrea, deixar acesso às fundações para poder passar tudo o que não esteja planeado no futuro para fora sem andar a furar paredes.
- "calha"/espaço vazio de zona técnica até ao "telhado"
 
Muito obrigado a ambos, toda a ajuda é muito bem vinda mesmo!
Boas dicas que já me facultaram por aqui! Pelo o que percebi, é muito importante ter tubos vazios para o exterior e afins é muito importante porque no futuro irá facilitar bastante…

Eu estou mesmo inclinado em adquirir o Homey pro para integrar tudo com o HomeKit, sei que existe Home assistant mas eu não tenho muita paciência para … Ninguém usa o Homey, por aqui?
 
Back
Topo