• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Legion 5 - 5600h vs 5800h / Trabalho+Jogos / 900-1.100€ [Aceito outras Sugestões]

tugafcp

Power Member
Olá pessoal,

Gostava de comprar um destes portáteis, do que li, são dia melhores em relação custo/benefício.

Também pensei num dos LOQ, mas do que li por aqui os Legion são mais "robustos".
Questionário:
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
Algo a rondar os 900-1.100€

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica os jogos ou tipo de jogos que vais jogar) - 80%
c) Office / Navegação web / Filmes - 100%


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. 15" - 16"


4) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Alguma marca que me dê garantias de qualidade com bom apoio ao cliente e dê "apoio" a equipamentos com mais idade.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Secretária

6) Quantas horas de bateria necessitas?
2h/3h

7) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, peso, ecrã, etc)?
Dou bastante relevância ao ecrã.
Prefiro um computador com uma boa construção que apenas às specs "puras". E o mais silencioso possível.
=============================================



Tenho 2 opções:

1 opção)
1.100€

AMD Ryzen™ 7 5800H e placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 3060 6GB GDDR6, Boost Clock 1425 / 1702MHz, TGP 130W,

15.6" FHD (1920x1080) IPS 300nits Anti-glare, 100% sRGB, 165Hz, Dolby® Vision™, FreeSync™, G-SYNC®

----
2 opção)
900€

AMD Ryzen™ 5 5600H de 3.3 GHz, 16GB de memória DDR4-3200, SSD de 512 GB e Geforce RTX3060 6GB.

LED IPS 300nits Anti-glare

---

O processador justifica os 200€ de diferença?

Será que tem a ver com possibilidades de fazer upgrades?

Obrigado desde já!
 
Última edição:
tens que preencher o questionário do forum para te ajudarem

Mas desde já posso te dizer que os modelos que referes estão desatualizados. Por esses valores já consegues gráficas como 4060, por exemplo o Lenovo LOQ Gaming 15APH8-532
 
tens que preencher o questionário do forum para te ajudarem

Mas desde já posso te dizer que os modelos que referes estão desatualizados. Por esses valores já consegues gráficas como 4060, por exemplo o Lenovo LOQ Gaming 15APH8-532
Mas do que tenho lido, os LOQ pecam pelo ecrã e barulho que fazem, e um ecrã mais fraco.
 
Esse ecran no de cima é ok. No de baixo não dá para saber pois não refere a fidelidade de cores. Como foi dito esse sistema parece ser de 2021. Ou seja o preço deveria ser mais barato.
 
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

Algo a rondar os 900-1.100€

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica os jogos ou tipo de jogos que vais jogar) - 80%
c) Office / Navegação web / Filmes - 100%


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. 15" - 16"


4) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Alguma marca que me dê garantias de qualidade com bom apoio ao cliente e dê "apoio" a equipamentos com mais idade.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Secretária

6) Quantas horas de bateria necessitas?
2h/3h

7) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, peso, ecrã, etc)?
Dou bastante relevância ao ecrã.
Prefiro um computador com uma boa construção que apenas às specs "puras". E o mais silencioso possível.
=============================================


@Bullit um equipamento como o primeiro, neste momento deveria rondar que preço, só para ter uma noção? O LOQ supostamente não é uma gama mais baixa (em termos de qualidade) que o Legion 5?


Muito obrigado desde já,
 
5800H e 3060 são de 2021. Logo deveria ser mais barato que um LOQ actualizado.
Ok, já percebo o que queres dizer.
Obrigado.

Já agora, qual a diferença em termos de € entre um 45% NTSC vs um 100% sRGB? Tive a ver algumas imagens e nota-se bem a diferença entre um e outro!
 
Para mim não compro nada que não tenha pelo menos 100%sRGB e como faço edição de video e imagem é o mínimo. 45% NTSC(~55-60%sRGB) é tudo cinzento. Melhor é ainda 100% DCI-P3 especialmente se tiveres filmes com essa norma. Depende também da nossa capacidade visual que varia bastante. Também educa os olhos melhor teres as cores fidedignas, estar a ver cinzento é como estares em dia de chuva.
 
Para mim não compro nada que não tenha pelo menos 100%sRGB e como faço edição de video e imagem é o mínimo. 45% NTSC(~55-60%sRGB) é tudo cinzento. Melhor é ainda 100% DCI-P3 especialmente se tiveres filmes com essa norma. Depende também da nossa capacidade visual que varia bastante. Também educa os olhos melhor teres as cores fidedignas, estar a ver cinzento é como estares em dia de chuva.
Parecendo que não, mas podemos esperar um pouco mais que os processos acabem (processador), podemos jogar com os gráficos com menos qualidade (Gráfica), mas não nos podemos livrar de olhar para o monitor "X" horas por dia!

Entretanto fui passear um pouco no site da Lenovo e montei isto, apesar de estar bem acima do que estava à espera de gastar, se valer a pena, talvez faça um esforço e avance para a compra:

product image
Processador :Processador AMD Ryzen™ 7 8845HS (3,80 GHz até 5,10 GHz)
product image
Sistema operativo :Windows 11 Home 64
product image
Memória :16 GB DDR5-5.600MHz (SODIMM) - (2 x 8 GB)
product image
Selecção de Armazenamento :SSD de 1 TB M.2 2242 PCIe Gen4 QLC
product image
Ecrã :15,6" FHD (1920 x 1080), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 300 nits, 144 Hz
product image
Placa Gráfica :GPU para laptop NVIDIA® GeForce RTX™ 4060 8GB GDDR6
product image
Webcam // Câmera :720P HD com microfone duplo
product image
Color:Luna Grey
product image
Teclado :Retroiluminação branca, Eclipse preto – Português

Este "menino" fica em 1.250€. Isto é quase mais 40% do que Legion 5 5600h com a 3060. (900€ / Legion 5 15ACH6H-926)
 
Tens 8GB de VRAM em vez de 6GB VRAM é o mais significativo aí. Mesmo os 8GB estão à pele do future proof. Depende dos jogos que chegarem e do que os ARM PC trouxerem embora esses para começar parece serem caros.
 
Última edição:
faltou responder à pergunta "Quando é que vais comprar o portátil?" :) Daqui a um par de meses deves ter gama de gaming com os novos processadores da intel, e podes ter promoções de Asus Rog, Lenovo Legion e HP Omen a preços mais convidativos com a 4060 ou 4070 (por vezes estão ao mesmo preço).

ps: essa configuração de 1.250 é um LOQ certo?
 
faltou responder à pergunta "Quando é que vais comprar o portátil?" :) Daqui a um par de meses deves ter gama de gaming com os novos processadores da intel, e podes ter promoções de Asus Rog, Lenovo Legion e HP Omen a preços mais convidativos com a 4060 ou 4070 (por vezes estão ao mesmo preço).

ps: essa configuração de 1.250 é um LOQ certo?
É sim. É um Gen 9.

Gostava de o comprar em breve, mas posso esperar se o valor que descerem for bom.

Já agora, neste momento há TUFs A15, com 7535HS + 4060 a menos de 900€. Parece-me um bom negócio. Confirmas?
 
Back
Topo