Evento Apple: Let Loose / iPads (7 de maio de 2024 às 15h)

Exceptuando situações relacionadas com garantias previstas na lei…na verdade o consumidor não “tem” de reclamar nada. Só se assim o desejar, e acima de tudo, tiver interesse nisso.

A Apple não é uma empresa pública gerida com o dinheiro dos meus impostos, não infringiu a lei nem me prejudicou em nenhum direito que eu tivesse.

Querem trocar por um preço razoável? Porreiro. Não querem? Tudo bem até à próxima.

Naturalmente que terá impacto na relação futura entre o cliente e a marca, também conhecido por “reclamar com a carteira”, mas isso já é problema deles, não é meu ;)

Não há qualquer drama, é a beleza do mercado livre. Se surgir um produto e/ou empresa a oferecer melhores produtos e condições logo se muda, até lá é gramar com as condições que eles oferecem já que considero o iPad o produto que oferece melhor qualidade para aquilo que pretendo dele.

Mas isto é apenas a minha filosofia, quem quiser optar por outras vias por considerar que podem ser eficazes, também é livre de o fazer naturalmente.
 
Exceptuando situações relacionadas com garantias previstas na lei…na verdade o consumidor não “tem” de reclamar nada. Só se assim o desejar, e acima de tudo, tiver interesse nisso.

A Apple não é uma empresa pública gerida com o dinheiro dos meus impostos, não infringiu a lei nem me prejudicou em nenhum direito que eu tivesse.

Querem trocar por um preço razoável? Porreiro. Não querem? Tudo bem até à próxima.

Naturalmente que terá impacto na relação futura entre o cliente e a marca, também conhecido por “reclamar com a carteira”, mas isso já é problema deles, não é meu ;)

Não há qualquer drama, é a beleza do mercado livre. Se surgir um produto e/ou empresa a oferecer melhores produtos e condições logo se muda, até lá é gramar com as condições que eles oferecem já que considero o iPad o produto que oferece melhor qualidade para aquilo que pretendo dele.

Mas isto é apenas a minha filosofia, quem quiser optar por outras vias por considerar que podem ser eficazes, também é livre de o fazer naturalmente.
Como cliente deves reclamar sim. Há muitos exemplos de empresas que reverteram algumas decisões devido ao “backlash“ dos clientes. Nos automóveis por exemplo, a Volkswagen está a fazer retornar à sua gama os botões físicos no volante porque os clientes não gostaram dos botões capacitivos. No caso da Apple foram altamente criticados quando queriam inspeccionar todas as tuas fotografias na iCloud para procurar por pornografia infantil e abandonaram essa ideia. Devido a reclamações dos developers, com estas novas leis da UE também houve algumas alterações. E mais exemplos existem.

Acho que como clientes só temos a ganhar em mostrar o descontentamento com algo que uma marca decide. Se eles não mudam, a próxima fase do descontentamento é mostrá-lo com a carteira.
No dia que inventarem baterias que pesem menos faz sentido.
Concordo. Por acaso eles continuam a anunciar 10 horas de bateria, vamos ver.
 
Eu já troquei a bateria do iPhone, iPad e Macbook na assistência oficial. Podem também pedir para o Apple Watch e AirPods.

Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.

O mercado livre é um eufemismo usado para descrever aquilo que é efetivamente um mercado de dependências. Quem mais está dependente menos liberdade de acção tem, quem menos está mais liberdade tem. O mecanismo para se ter mais liberdade é maximizar a dependência de outros sobre algo que controle e minimizar as suas dependências de outros.

Como a dependência é uma coisa que tende a acentuar-se mesmo com competição tanto no sentido positivo como negativo com mecanismos bem conhecidos, "Dependency by Design". Para que não seja o único reagente para se ter mais liberdade existe então a regulação e leis que visam estabelecer um certo equilíbrio por forma que haja uma liberdade base de acordo com as necessidades padrao da época. Outro mecanismo é a Guerra.

Um mercado não é naturalmente livre. A liberdade é uma qualidade construída como é o mercado. Como são as democracias.

Repare-se que isto são fatos antropológicos e sócio económicos. Não é uma questão ideológica ou de fé.

Tipicamente os clientes reclamam face a algo que não é suposto. Não sendo suposto que um dispositivo deixe de funcionar com a degradação da bateria, obviamente reclamam quando o fornecedor nega prestar o serviço de substituição não dando outra alternativa para o mesmo ato. Obviamente o mesmo ato não é sugerir a compra de outro dispositivo idêntico. Quanto muito seria sugerir alguém que o faça.
 
Última edição:
... Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.
Temos os esforços do movimento "right to repair", com legislação entretanto a ser preparada pela EU e alguns estados dos EUA. Claro que a Apple reagiu mantendo os seus esforços de serialização e pairing dos componentes (com as tradicionais desculpas do roubo de equipamentos e reutilização de parts e/ou uso de parts não originais com especificação inferior, meias verdades usadas convenientemente), e um processo notoriamente complexo que envolve o envio e devolução de várias caixas Pelican algo pesadas com equipamento especializado de instalação e cerca de +1k em cauções para esse equipamento de instalação com ónus completo no cliente. Claro que isto é para prove a point, e desincentivar a ideia destas bills DIY. Optar pela via da Google com a disponibilização individual e aberta de componentes oficiais, e um eventual pair simplificado que possa proteger minimamente os utilizadores do mercado paralelo parece muito mais sensato e de boa fé.

Manter o controlo das reparações dentro do seu adro permite o run of the mill que sei que fazem nas Apple Stores: "Reparar custa XXX, mas sabe por pouco mais tem o novo MacBook!" Já para não falar do fearmongering aplicado ao AppleCare porque as reparações de outra forma "são muito caras".
 

iPad Marketing VP: iPad and Mac are Complementary Devices, Not Competing Device

According to Boger, Apple sees the iPad Pro and Mac as devices that are meant to be used alongside one another. "We don't see them as competing devices," he said. "We see them as complementary devices." While the iPad is a "touch-first device," the Mac is designed for "indirect manipulation," with a mouse or keyboard, which is a point that Apple has reiterated several times over the years.
 
Como cliente deves reclamar sim.
Respeito a tua opinião, mas neste caso é só isso, é uma opinião. Há reclamar porque se tem razão e se vai resolver algo. E reclamar porque achamos que devia ser assim ou assado mas não temos base legal para forçar nada. Não são situações equivalentes.

Mas fazemos assim. Quando a bateria do teu iPad avariar faz uma reclamação e depois partilha por aqui as conclusões. Eu da minha parte ficarei feliz se conseguires algo, mas duvido que seja o caso.

Mas talvez até tenhas sorte já que a legislação está a ser mudada nesse sentido e nem vais precisar de reclamar, já vai estar previsto e vai ser feito sem qualquer problema.
Acho que como clientes só temos a ganhar em mostrar o descontentamento com algo que uma marca decide. Se eles não mudam, a próxima fase do descontentamento é mostrá-lo com a carteira.
Que foi precisamente o que fiz, mostrar o descontentamento com a carteira.

O resto é simples. Façam uma pesquisa no reedit, MacRumors etc e vão perceber que a resposta é a mesma em qualquer parte do mundo. Só porque muita fé podem achar que vão vocês sozinhos mudar o modus operandi actual da Apple nestes casos.
Eu já troquei a bateria do iPhone, iPad e Macbook na assistência oficial. Podem também pedir para o Apple Watch e AirPods.
Fora da garantia? Parece que a toda a gente no reedit, Mac rumors, e aqui no fórum a mim e ao nabais deram a mesma reposta mas ainda bem que aparentemente há excepções, se tiver sido fora do período da garantia claro.

As repostas são tiradas a papel químico em qualquer parte do mundo, é “quase” como se até tivessem um guião para o assunto. “Os componentes são colados bla bla bla”.
Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.
Uma coisa é o que vai ser no futuro, outra é a realidade actual. Não misturemos coisas por favor.

O resto do texto sendo filosoficamente interessante não deixam de ser divagações que só servem para diluir o que está em causa. Que é a troca de bateria num iPad que já passou a sua garantia há muito tempo, e não a distribuição de água ou bens essenciais à vida.

Aprecio a convicção com que o defendes neste preciso momento, espero que no futuro mantenhas a mesma opinião ;)
Temos os esforços do movimento "right to repair", com legislação entretanto a ser preparada pela EU e alguns estados dos EUA.
Acho que toda a gente sabe disso. Mas uma coisa é o futuro, outra é o presente.

Se a situação estivesse prevista na lei era uma coisa, não estando é outra é outra totalmente diferente. Até considero que reinvidico bastante, quem me conhece diria que até demais. Agora nesta situação específica, e após uma pesquisa online percebi rapidamente que era tempo perdido.
 
Fora da garantia? Parece que a toda a gente no reedit, Mac rumors, e aqui no fórum a mim e ao nabais deram a mesma reposta mas ainda bem que aparentemente há excepções, se tiver sido fora do período da garantia claro.

Sim. Fora da garantia. Num Apple agente autorizado em PT, *****/PC Clinic: iPhone, iPad e Macbook. Também fazem Apple Watch e AirPods tanto quanto me informaram na altura.

Como podes ver no site da Apple até apontam para um orçamento.

Se as Apple Store's fazem ou não, não sei. Cá não há dessas coisas.

Mas a info existente indica com clareza que as Apple Stores também fazem esse trabalho mesmo fora da garantia:

https://discussions.apple.com/thread/254806772?sortBy=best

https://www.apple.com/batteries/service-and-recycling/

No entanto pode ser que a política nas Apple Stores seja o de apenas aceitar o serviço se a bateria estiver igual ou abaixo dos 80%. Não sei em que circunstâncias recusaram nesses cenários que referes.

Excepção me parece ser o não aceitarem. Coisa que pode acontecer se o dispositivo também tiver outros problemas identificados pela máquina de diagnóstico.

EDIT: Lembrei-me agora agora de que me aconteceu com a troca da bateria do iPhone X.

Fui a um centro autorizado em Lisboa e recusou-se a trocar a bateria do iPhone X uma vez que a porta de carregamento não estava a funcionar. Precisava da porta para fazer verificações etc. Disse-lhe então para substituir a porta e a bateria. Disse-me que não subsistiam portas. Reclamei por escrito pelo fato de a Apple não arranjar a porta e dos side-effects que isso teve ... uma prática repreensível e danosa para a minha propriedade.

Entretanto como disse, já no Algarve, passo em frente a uma loja de reparações e coisas mais, e pergunto se conseguiam arranjar a porta. O tipo lá foi á BD com o modelo e disse que sim, e que por sorte tinham lá o material para o efeito. Ok, passado 30 minutos tinha a porta trocada. Depois, já em Lisboa fui ao mesmo centro autorizado e trocaram a bateria.

Como diria o falecido Herman Sairaiva ... "E esta hein?".

Aprecio a convicção com que o defendes neste preciso momento, espero que no futuro mantenhas a mesma opinião ;)

Espero ter ajudado.

As pessoas devem sempre reclamar perante uma prática de terceiros que afeta ou desvaloriza a sua propriedade. E não apenas se a prática é ou não ilegal. O cidadão comum não é Juiz nem advogado. Infelizmente há por aí muitos malandros que só lá vão com o decreto lei, também já usei noutros contextos, mas não é condição necessária para reclamar, pois nesse caso não seria necessário. E reclamei também para a EU. Obviamente tal fica sempre ao critério da pessoa se vale a pena ou não.

Foi graças a estas reclamações e milhares de outras que surgem agora leis para eliminar novas práticas predatórias no mercado da EU. Não existiam antes porque havia uma prática com algum bom senso ... deixando de haver ... é necessário então legislar. Sim, há uma série de práticas que a Apple está a tentar introduzir no main stream, tornando-as normais e justiçáveis e que efetivamente são danosas para o proprietário do dispositivo como para o meio ambiente.

Não é por acaso que há vários anos tem reforçado a ideia no seu Marketing que usa materiais recicláveis ... não dizem é que está misturado com coisas que não o são. Deixas lá o teu telemóvel trocando por outro e mais meio milhar de euros, arranjam-no por meia dúzia de euros e depois vendem-no a outro por mais meio de milhar de euros ... um negócio de milhares de milhões de euros ... tudo porque não trocam a porta ou isto ou aquilo feito propositadamente ... etc etc etc. É assim que efetivamente reciclam. Entretanto a tua carteira vai ficando mais Slim By Design & Policy ... Not due to technology ... olha como o iPad Pro, mas não por razões de ergonomia.

A teoria do "voto com carteira" é uma divagação ainda maior. Mas isso fica para outra conversa. Mas cuidado, a ideia que face a uma prática danosa a única solução é procurar outro fornecedor ... vais chegar uma altura que não tens fornecedor para ir pois faz a mesma coi$a ... a tua carteira para o efeito fica a a valer menos que 0. É que as práticas traçam uma cultura, um hábito e jurisprudência no status quo ... e há por aí uma retórica que me parece uma tentativa de se implementar uma Síndrome de Estocolmo á escala planetária nas relações entre a população e qualquer uma das Big Tech.

Diga-se passagem são uma simpatia ... mas é assim que se faz a coisa ... não é com porrada que verdadeiramente se conquista a mente do outro. É brilhante! Mas lá está, quando contrariado, a sua verdadeira natureza fica a descoberto e torna-se bastante feroz. Como se tem observado.

Só que o urso é maior desta vez. Vamos ver.

Abraço.
 
Última edição:
Começaram a sair as reviews dos novos iPad.
Achei piada a estes dois títulos:

iPad Air (2024) review: Of course this is the iPad to get
https://www.engadget.com/ipad-air-2024-review-of-course-this-is-the-ipad-to-get-210019225.html

The new Apple iPad Air is great — but it’s not the one to get
https://www.theverge.com/24155407/apple-ipad-air-review-2024

(Para ser justo: no primeiro, eles estão a comparar face ao iPad Pro, no segundo estão a comparar face aos iPad em geral).
É a questão da perspetiva de onde se parte de acordo com a linha de iPads da Apple. As duas abordagens acabam por estar corretas de acordo com as justificações que depois são dadas.

iPad Marketing VP: iPad and Mac are Complementary Devices, Not Competing Device

According to Boger, Apple sees the iPad Pro and Mac as devices that are meant to be used alongside one another. "We don't see them as competing devices," he said. "We see them as complementary devices." While the iPad is a "touch-first device," the Mac is designed for "indirect manipulation," with a mouse or keyboard, which is a point that Apple has reiterated several times over the years.
Já esta, tem a sua graça se os bolsos forem fundos. O problema é que na Apple eles vivem no mundo deles com ações e ordenados que não são iguais ao da generalidade dos clientes. Eu também queria ter o iPad Pro e não ter que andar a ver qual era o melhor para a minha carteira. Não pensar se uso, ou não, todas as funcionalidades.

Mas não é possível.
 
@JXulo eu falei em reclamar, mas no fim de ler a tua resposta devia ter utilizado outro termo ou então colocar reclamar entre aspas. Eu não estava a falar em reclamar ao pedir o livro de reclamações do centro de assistência e escrever lá, mas sim em contactar a Apple directamente ou através dos links de feedback e mostrar o meu "descontentamento".

https://www.apple.com/feedback/

Se resulta? Uma pessoa não sei, milhares delas talvez. A minha parte era feita.

Dei o exemplo da Volkswagen, em que tenho a certeza que além dos focus groups para sondar o mercado, o feedback de montes de proprietários a dizer que não gostam dos botões touch no volante e que preferiam os botões físicos contribuiu para eles voltarem atrás e dar ao clientes aquilo que eles querem.
 
Já esta, tem a sua graça se os bolsos forem fundos. O problema é que na Apple eles vivem no mundo deles com ações e ordenados que não são iguais ao da generalidade dos clientes. Eu também queria ter o iPad Pro e não ter que andar a ver qual era o melhor para a minha carteira. Não pensar se uso, ou não, todas as funcionalidades.

O meu entendimento não tem a haver com o bolso estar cheio ou vazio. Mas sim, o fato de ter que aprender a usar, a gerir e e alimentar dois dispositivos que fazem 80% a mesma coisa apenas porque um vais-se lá com o dedo ou caneta e o outro com teclado e trackpad é claramente ineficiente, tanto em usabilidade como em custos. No dia á dia é uma chatice estar a decidir se neste caso uso um ou outro ... e os dois apesar do continuity nem é assim sem espinhas. E quando vais para fora, ter que levar os dois é também uma chatice ... mais peso, etc etc.

Para produtividade muitas vezes é melhor usar o teclado e trackpad, outras vezes com menor frequência os dedos e ainda outras mas ainda com menos frequência a caneta. No fim do dia é disto que se trata, nada mais. Isto na vasta maioria das profissões. Depois claro, tens músicos, artistas e mais umas quantas.

Não é uma boa abordagem para os utilizadores ter dois dispositivos que fazem em 80% a mesma coisa. Sendo que os 20% que os distingue é também essencial.

Em todo o caso o tipo do Marketing desta vez não disse que o macOS num dispositivo touch com caneta e coisas mais não faz sentido. Algo que o TC dizia anteriormente. E com a pressão da regulação sobre os Gatekeeping Ecossystem fechados ... cada vez mais este modelo deixa de ser economicamente interessante para a Apple ... dando ainda mais pertinência ao macOS. Que como dizes, é indiscutivelmente superior para produtividade e para consumo é muito bom.

PS: O Surface tem outros problemas mais a haver com o Windows e o próprio Hardware. Os Ms cilindram qualquer portátil Windows em robustez de operação.
 
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Sim. Fora da garantia. Num Apple agente autorizado em PT, *****/PC Clinic: iPhone, iPad e Macbook. Também fazem Apple Watch e AirPods tanto quanto me informaram na altura.
Recusaram-me o serviço precisamente numa pc clinic, e no ponto Sagres. Quem for da zona centro sabe que é o local recomendado aqui na zona centro para o serviço. https://pontosagres.com/ Em ambos os locais deram a mesma resposta, parecia coreografada.
Como podes ver no site da Apple até apontam para um orçamento.
Sim, mas se os locais de reparação oficial da marca dizem que não fazem até podia lá ter escrito que oferecem de borla. Vai dar ao mesmo, é apenas texto. É como a conversa do ambientalismo nas apresentações. Está lá, agora se na prática o fazem o não...
Se as Apple Store's fazem ou não, não sei. Cá não há dessas coisas.
O equivalente por cá seriam os centros de reparação oficial, que foi os que contactei.
No entanto o raciocínio é se até nas Apple stores não fazem o serviço e dão aquele discurso (que seriam os primeiros a fazê-lo), não admira que os centro de reparação não o façam.
No entanto pode ser que a política nas Apple Stores seja o de apenas aceitar o serviço se a bateria estiver igual ou abaixo dos 80%. Não sei em que circunstâncias recusaram nesses cenários que referes.
67% de degradação. Já estava bem abaixo dos 80% ou até dos 76% como vi referido em alguns relatos.
Excepção me parece ser o não aceitarem. Coisa que pode acontecer se o dispositivo também tiver outros problemas identificados pela máquina de diagnóstico.
Na verdade eu não sei se essa afirmação é verdadeira, e tu também não Precisaríamos de dados que não temos. Tu tens relatos mas facilmente se encontram outros.

They do not replace iPad battery! They do advertise this on their own website, but their "battery service" for iPad is just replacing your iPad with a refurbished one (hopefully with new battery). And the kicker is that when you go for the battery service, they give you a random number between 80 and 85% (for an older iPad, you can get a higher number for a newer model) as your battery health.
They promise to replace it for about $130 if the battery health falls below 80%, but I would guess that even if your iPad would last only about 5 min without being plugged in, they will show your battery health being 80+%, so they will not replace your iPad.
In my case apple's own logs on my iPad showed 71% battery health, but they just told me that my battery health is 84% (they told me it was 81% 3 months ago).
So, according to apple, you just should buy a new iPad, it will be a "green" solution.
OK, that is my experience, maybe your mileage is different.
But I just to know if somebody was able to replace their iPad due to battery degradation (out of warranty, my iPad is 6+years old, but is working perfectly, except battery degradation, that should be fixed easily by replacing the battery).

E como este há centenas/milhares pela net fora. Até aqui tivemos logo duas pessoas a relatar a mesma coisa e isto é um micro cosmos.

Já estou como diz o user: OK, that is my experience, maybe your mileage is different.
Obviamente tal fica sempre ao critério da pessoa se vale a pena ou não.
Exactamente, e se considera que vai ter o efeito pretendido. Talvez numa próxima se estiver para aí virado tente a vossa abordagem. Na altura escolhi aquela.
Foi graças a estas reclamações e milhares de outras que surgem agora leis para eliminar novas práticas predatórias no mercado da EU.
Não é bem assim.

Foram as queixas nas entidades reguladoras ou associações de consumidor. O que estávamos os três a falar era em reclamar com a marca. Ora se a marca dá instruções aos seus reparadores para terem certas atitudes e discursos, não vai ser a reclamação de um user que vai mudar isso, até porque não seria a primeira certamente pelo que se vê pela internet fora, e aqui também.

Agora se estás a falar em reclamar com autoridades oficiais sobre o assunto...aí a minha resposta também é diferente e igual à vossa.
E o teu relato ajudou. Na próxima talvez tenha abordagem diferente. Obrigado por o partilhares.

@JXulo eu falei em reclamar, mas no fim de ler a tua resposta devia ter utilizado outro termo ou então colocar reclamar entre aspas. Eu não estava a falar em reclamar ao pedir o livro de reclamações do centro de assistência e escrever lá, mas sim em contactar a Apple directamente ou através dos links de feedback e mostrar o meu "descontentamento".

https://www.apple.com/feedback/

Se resulta? Uma pessoa não sei, milhares delas talvez. A minha parte era feita.

Dei o exemplo da Volkswagen, em que tenho a certeza que além dos focus groups para sondar o mercado, o feedback de montes de proprietários a dizer que não gostam dos botões touch no volante e que preferiam os botões físicos contribuiu para eles voltarem atrás e dar ao clientes aquilo que eles querem.
Já tive essa fase de Dom Quixote, agora sou um pouco mais selectivo de onde eu desperdiço (ou considero desperdiçar o meu tempo).

Contactei um centro oficial de reparação da marca, deram-me aquela resposta (que pelos relatos da internet e pela resposta do Nabais está bem longe de ser a excepção). Vi alternativas, encontrei uma e segui essa via.
Compreendo que a imagem da Apple fique manchada pela resposta do seu centro de reparação oficial mas isso é problema da marca´(até porque pelo tipo de relatos todos iguais provavelmente isto serão instruções superiores).

Eu tenho alternativas, não é como se fossem a única marca disponível do mercado. Sem dramas, mercado a funcionar.
A breve prazo esperemos ter leis que nos ajudem a resolver este tipo de coisas sem ser preciso estar a pedir às marcas que façam o lógico e óbvio para ajudar o ambiente, e os consumidores claro.

Desculpa qualquer coisa @Metro e obrigado pela paciência no nosso desvio ao assunto do tópico.
 
Com esta brincadeira de não poder arranjar a bateria do meu iPad 2018, fiquei na dúvida com o que fazer. Não queria, mas vou ponderar alternativas a iPad, apenas para multimédia. Como preciso de pelo menos 256GB, não me estou a ver a dar 800€ por um tablet para multimédia e pouco mais, nem quero comprar um iPad com 2 anos e um A14 por 600€. Se o iPad 11th gen saísse ainda este ano e fosse pelo menos M1, mantendo o preço do atual 10th gen, pensava nisso.
 
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